O Agita família é um Projeto da Secretária da Educação realizado todos os anos no meses de abril e setembro . Tem por objetivo desenvolver e incentivar a prática de atividade física na comunidade na busca de hábitos saudáveis. Neste dia são desenvolvidas atividades diversas como alongamentos , caminhadas , macroginástica e outras .
domingo, 29 de abril de 2012
CAMPANHA DO AGASALHO 2012
O Programa Escola da Família E.E. 17 de Setembro realiza neste mês de abril a sua Campanha do Agasalho .
Nós da Escola da Família agradecemos todas as doações :
" A maior felicidade do Homem é poder dar - e nunca pedir "
" Textos Judaicos "
sábado, 28 de abril de 2012
domingo, 22 de abril de 2012
CONHEÇA O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor.
Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.
Em diversas regiões do Estado, as escolas públicas constituem o principal – ou, muitas vezes, o único – equipamento público, especialmente nas localidades em que há pouca ou nenhuma opção de lazer e cultura.
Os espaços escolares, que, antes ociosos aos finais de semana, passam a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante, favorecendo a essa o direito de conquistar e fortalecer a sua identidade. Assim, essa comunidade com responsabilidade, apropria-se desses espaços, agregando no seu cotidiano valores essenciais para a edificação de uma cultura participativa.
Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior - o Programa Bolsa Universidade.
Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 310,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade.
Os universitários contemplados com a bolsa contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.
Até o início de 2009, mais de 80 mil universitários já fizeram parte dessa trajetória, beneficiados pelo Programa Bolsa Universidade, atuando nos espaços escolares como Educadores Universitários.
sábado, 21 de abril de 2012
APE - AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA ( BULLYING E HIGIENE PESSOAL )
BULLYING
Bullying é um
termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de
atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que
ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos,
causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa
sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro
de uma relação desigual de forças ou poder.O bullying se divide em duas
categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores
masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres
e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral,
a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da
violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um
problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as
pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode
ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as
escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou
desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão
geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é
mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos
criados para humilhar os colegas.
As pessoas que
testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e
se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor.
No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying,
o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados
negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou
adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos
negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento,
podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a
vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es)
das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à
famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros
tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores
geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de
fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de
insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma
pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares
revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª
séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são:
Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de
bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa
humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause
dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying
pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista
que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de
bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP
quinta-feira, 19 de abril de 2012
EDUCADORES UNIVERSITÁRIOS
Amandda Bittencort Andreazi Tatiana Dogani Marcelo Souza Ledo
Direito Psicologia Eng. Florestal
Univem Faef Faef
João Eugênio Coneglian Nogueira Roseli Ap. Cardoso Waldemar Sesso Neto
Administração Pedagogia Gestão em R.H.
Univem Faip Univem
Silvio Gabriel Quintino Kelei Cristina Xavier
Psicologia Pedagogia
Faef Faip
quarta-feira, 18 de abril de 2012
TÊNIS DE MESA
O Tênis de mesa ,
pingue-pongue ou mesatenismo foi inventado no Reino Unido , mais precisamente
na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping pong . É um dos
esportes mais populares do mundo em termos de números de jogadores , assim
sendo um dos mais novos dos esportes olímpicos. O tênis de mesa é conhecido
como sendo o esporte como o tipo de bola mais rápida do mundo , sendo o esporte
de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola .
CURSO DE INFORMÁTICA
Atualmente
vivemos em um mundo totalmente globalizado, onde a internet e os computadores
servem para quase tudo que vemos no cotidiano.Portanto é indispensável a
aprendizagem do uso de tal instrumento, não somente com o intuito trabalhista ,
mas também para uma melhor convivência na sociedade tão globalizada e
informatizada em que vivemos nos dias de hoje.
CURSO DE LIBRAS
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, são as
línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam as
Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados
pelos surdos para facilitar a comunicação.
São línguas com estruturas gramaticais próprias. Atribui-se
às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos
níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O
que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas é denominado
sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a
sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma
Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.Os
seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas
e peças teatrais.
BRINQUEDOTECA
Brinquedoteca é uma coleção de jogos e brinquedos ,
organizada para o livre uso da comunidade , e em sua maioria crianças e
adolescentes mais potencialmente também adultos, tendo em consideração o
recente sucesso dos jogos de tabuleiro. A brinquedoteca tem por objetivo
pedagógico de proporcionar interação entre os colegas , aprendizado,
coordenação motora e diversão , prepara o espaço do "faz de conta",
para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de
afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta
esperada e bem-vinda.
sábado, 14 de abril de 2012
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