domingo, 29 de abril de 2012

01/04/2012 - AGITA FAMÍLIA 2012

O  Agita família é um Projeto da Secretária da Educação realizado todos os anos no meses de abril e setembro . Tem por objetivo desenvolver  e incentivar a prática de atividade física na comunidade na busca de hábitos saudáveis. Neste dia são desenvolvidas atividades diversas como alongamentos , caminhadas , macroginástica e outras .






CAMPANHA DO AGASALHO 2012



O Programa Escola da Família E.E. 17 de Setembro realiza neste mês de abril a sua  Campanha do Agasalho . 
Nós da Escola da Família agradecemos todas as doações :


" A maior felicidade do Homem é poder dar - e nunca pedir "
                                                                            
                                                                                                                 " Textos Judaicos "
              


















domingo, 22 de abril de 2012

CONHEÇA O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA







O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor.
Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.
Em diversas regiões do Estado, as escolas públicas constituem o principal – ou, muitas vezes, o único – equipamento público, especialmente nas localidades em que há pouca ou nenhuma opção de lazer e cultura.
Os espaços escolares, que, antes ociosos aos finais de semana, passam a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante, favorecendo a essa o direito de conquistar e fortalecer a sua identidade. Assim, essa comunidade com responsabilidade, apropria-se desses espaços, agregando no seu cotidiano valores essenciais para a edificação de uma cultura participativa. 
Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior - o Programa Bolsa Universidade.
Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 310,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade.
Os universitários contemplados com a bolsa contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.
Até o início de 2009, mais de 80 mil universitários já fizeram parte dessa trajetória, beneficiados pelo Programa Bolsa Universidade, atuando nos espaços escolares como Educadores Universitários.

sábado, 21 de abril de 2012

APE - AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA ( BULLYING E HIGIENE PESSOAL )

               BULLYING


    Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP
               

quinta-feira, 19 de abril de 2012

EDUCADORES UNIVERSITÁRIOS





  Amandda Bittencort Andreazi                             Tatiana Dogani                          Marcelo Souza Ledo
                Direito                                                           Psicologia                                    Eng. Florestal
               Univem                                                            Faef                                                Faef






        João Eugênio Coneglian Nogueira                     Roseli Ap. Cardoso                     Waldemar Sesso Neto 
                  Administração                                                   Pedagogia                                         Gestão em R.H.
                     Univem                                                                 Faip                                                          Univem 


           Silvio Gabriel Quintino                                     Kelei Cristina Xavier                      
                  Psicologia                                                         Pedagogia
                        Faef                                                                   Faip
           

quarta-feira, 18 de abril de 2012

AULAS DE VIOLÃO








TÊNIS DE MESA

O Tênis de mesa , pingue-pongue ou mesatenismo foi inventado no Reino Unido , mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping pong . É um dos esportes mais populares do mundo em termos de números de jogadores , assim sendo um dos mais novos dos esportes olímpicos. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte como o tipo de bola mais rápida do mundo , sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola .







CURSO DE INFORMÁTICA



Atualmente vivemos em um mundo totalmente globalizado, onde a internet e os computadores servem para quase tudo que vemos no cotidiano.Portanto é indispensável a aprendizagem do uso de tal instrumento, não somente com o intuito trabalhista , mas também para uma melhor convivência na sociedade tão globalizada e informatizada em que vivemos nos dias de hoje.


       


 

CURSO DE LIBRAS


Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação.
São línguas com estruturas gramaticais próprias. Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas é denominado sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

                                                                                                       
 




BRINQUEDOTECA


Brinquedoteca é uma coleção de jogos e brinquedos , organizada para o livre uso da comunidade , e em sua maioria crianças e adolescentes mais potencialmente também adultos, tendo em consideração o recente sucesso dos jogos de tabuleiro. A brinquedoteca tem por objetivo pedagógico de proporcionar interação entre os colegas , aprendizado, coordenação motora e diversão , prepara o espaço do "faz de conta", para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda. 






OFICINA DE ARTES